top of page

Salesianos Cooperadores, em Porto Velho-RO, encerram atividades do ano

Com muita alegria, no dia 08 de dezembro, ocorreu o encerramento das atividades 2019 dos Salesianos Cooperadores de Porto Velho-RO, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Foi um momento de festejar e celebrar todo um ano de trabalho e conquistas na missão de manter vivo o carisma de Dom Bosco.

Como ele próprio nos ensinou "para nós, a santidade consiste em estarmos sempre alegres", logo, foi uma noite de alegria da “vida em família” da Associação. Houve um momento de partilha, oração e reflexão sobre o ano que passou.

Para 2020 a Família Salesiana, de Porto Velho, deseja que a Espiritualidade Salesiana seja o elemento propulsor para disseminar o amor de Deus e o amor ao próximo, de modo a conseguir fortalecer a evangelização.

Vanessa Oliveira

Porto-velho-dez-2019.jpg
Retiro_area_do_pará.jpg

Salesianos Cooperadores da área do Pará renovam PROMESSA durante retiro anual

Os Salesianos Cooperadores da área do Pará estiveram reunidos em retiro anual, de 7 a 8 de dezembro de 2019, na casa da obra social das Filhas de Maria Auxiliadora, Cidade Dom Bosco, em Castanhal/Pará.

Reunidos para momentos de espiritualidade e formação, em fortalecimento da vocação de Salesianos e Salesianas Cooperadores, ao final do retiro, no domingo, pela manhã tiveram o momento solene de renovação de Promessa, durante a celebração eucarística da Festa da Imaculada Conceição, presidida pelo delegado SDB para os SSCC, Pe.Genaro Tesauro.

O retiro espiritual anual reuniu os Salesianos Cooperadores dos Centros Locais de Belém, Salinópolis e Ananindeua.

Entre os estudos e reflexões tivemos:

- O Espírito Salesiano do Salesiano Cooperador e da salesiana cooperadora;

- OS JOVENS, A FÉ E O DISCERNIMENTO VOCACIONAL - Sínodo da

Juventude;

- Lectio Divina Salesiana - A Caridade pastoral - o Bom Pastor;

- Adoração ao Santíssimo;

- Missa da Solenidade de Imaculada Conceição e renovação da PROMESSA dos Salesianos e Salesianas Cooperadores.

Conselheiros dos Centros da Área Pará finalizam detalhes para o Retiro Anual dos Salesianos Cooperadores

Em reunião realizada, no sábado, dia 26 de Outubro, na obra Salesiana Cidade Dom Bosco, das Filhas de Maria Auxiliadora, em Castanhal, foram definidas questões relacionados ao retiro anual dos Salesianos Cooperadores, da área do Pará.

Os conselheiros dos Centros Belém e Madre Mazzarello chegaram às 8h e partilharam um café da manhã reforçado, e em seguida iniciaram a discussão das cinco pautas determinadas para o dia.

Os preparativos para o Retiro Anual da Área Pará, era uma das pautas. Os conselheiros determinaram as ações e as tarefas distribuídas. O retiro será nos dias 7 e 8 de dezembro de 2019, em Castanhal. Os integrantes dos centros locais terão até o dia 15 de novembro para realizar a inscrição e até o dia 30 de novembro para pagar a taxa de contribuição para a alimentação. “A participação no evento é imprescindível para todos os Salesianos e Salesianas Cooperadoras porque será neste encontro que faremos a renovação anual da nossa Promessa”, ressalta a conselheira formadora provincial, Tânia Jacó.

A reunião durou até o meio da tarde e passou por outros pontos que serão socializados com os irmãos durante as reuniões dos centros locais, como a participação na construção da minuta do Plano Provincial de Formação, a construção coletiva do Diretório Provincial, e ainda a Animação da Solidariedade Econômica.

Reportagem:

Marcia Lima, SC Belém/PA

Jornalista - DRT 1423

RRetiro2.jpeg

Missa da Família Salesiana na Basílica de Nazaré, em Belém

WhatsApp Image 2019-10-27 at 19.02.04 (1

Os Salesianos Cooperadores do Centro Local Belém-EST participaram no mês de Outubro do momento celebrativo em Homenagem à Virgem de Nazaré preparado pela Família Salesiana. A missa faz parte do calendário oficial do Círio, que durante a quadra nazarena recebe todas as dimensões religiosas e famílias católicas para uma missa solene.

Este ano, o encontro ocorreu na terça-feira, dia 22 de Outubro, e teve a participação de alunos e funcionários dos Colégios do Carmo Cidade Velha e Ananindeua, Colégio Centro Auxilium, Escola Salesiana do Trabalho e Instituto Dom Bosco.

Presidida pelo Salesiano Pe Sadeck, a missa foi concelebrada pelos Padres Daniel e Josué, em sua homilia Pe. Sadeck reforçou a importância dos jovens, e dos católicos, usarem as âncoras, ensinadas por Dom Bosco ao contar um de seus sonhos proféticos. Ainda falando sobre este sonho Pe Sadeck reforçou o conselho do fundador da Congregação Salesiana, de que era sempre preciso confiar no Papa e repetia sempre a celebre frase. "No que diz respeito à religião,  eu  estou  com  o  Papa  e  disto me orgulho".

Reportagem:

Marcia Lima, SC Belém/PA

Jornalista - DRT 1423

WhatsApp Image 2019-10-25 at 20.53.05.jp

Salesianos Cooperadores participam da Vigília de Adoração ao Santíssimo em preparação ao Círio de Nazaré

Desde 2002, a programação oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém conta com uma Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento, o momento dura três dias e começa sempre na quarta-feira que antecede a festa de Nazaré, só termina na sexta-feira, quando dão início as procissões da Imagem Peregrina, que sai pelas ruas de Belém, em várias romarias, sendo a grande festa do Círio de Nazaré, no segundo domingo de outubro.


Há pelo menos oito anos, os Salesianos Cooperadores tem feito parte dos grupos que se revezam na Adoração ao Corpo de Cristo. O momento é sempre vivido com grande alegria e fé, por todos os católicos, que reúnem-se, de forma contínua, em revezamento de grupos, na Capela do Bom Pastor, na Casa de Plácido, que fica no Centro Social de Nazaré. A programação é realizada, conjuntamente, com participação de todos os movimentos religiosos e leigos da Arquidiocese de Belém.


Este ano, a programação começou no dia 9, às 8h com missa celebrada por  Padre Giovanni Maria Incampo. Os Salesianos Cooperadores do Centro Belém-EST estiveram em adoração na mesma quarta-feira, dia 09 de outubro, de 16h às 18h da tarde.

 

Reportagem:
Marcia Lima, SC Belém/PA
Jornalista - DRT 1423 

SSCC-Adoracao-1.jpeg
CirioNazare2019.jpeg
SSCC-Adoracao-4.jpeg

Promessas de novos Salesianos Cooperadores em Porto Velho-RO

O Centro Local, dos Salesianos Cooperadores, de Porto Velho, no dia 15 de setembro, festejou as promessas de mais quatro integrantes da família Salesiana, em missa realizada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

A celebração foi presidida pelo padre Humberto da Costa, delegado local SDB, e contou com a presença da Irmã Cláudia da Costa Matos, FMA, e com a participação especial da Coordenadora Provincial Luciana Reis Cruz.

O momento foi de alegria e festa, onde os grupos da família salesiana, grupos de carisma salesiano e tantos outros estiveram presentes para juntos celebrar e dar graças.

Os novos Salesianos Cooperadores assumem na Congregação Salesiana a missão de "Educar-evangelizar os jovens, vivendo o Sistema Preventivo de Dom Bosco", sendo sal e luz no mundo e seguindo Cristo nos passos de São João Bosco.

Os Salesianos Cooperadores que professaram foram: Cecília Helena Barbosa da Silva Sevalho, Jesuíta Dias Pinto, Clecenilda Barbosa Sevalho e Valéria Garcia de Almeida.

 

Vanessa Oliveira,SC/Porto Velho

Port-velho1.jpg
Port-velho2.jpg

Salesianos Cooperadores de Salinópolis, no Pará, levam proposta de oratório à Comunidade do Amarelinho(Bairro Bom Jesus)

Os Salesianos Cooperadores de Salinopolis realizaram visita à Comunidade do Amarelinho (Bairro Bom Jesus), no último dia (29/09) e apresentaram proposta de um oratório no estilo salesiano.

VEM DOM BOSCO SONHADOR, VEM CONOSCO CAMINHAR!

Conselheiro Regional para a Região Cone Sul da Congregação Salesiana,

Pe. Natale Vitali, SDB - visita  Manaus

 

P NATALE_visita-Manaus3.jpg

         Em um clima de total descontração e informalidade, aconteceu no dia 2 de setembro de 2019, na sala multimídia do Colégio Dom Bosco, o encontro dos Salesianos Cooperadores membros dos Centros Locais Dom Bosco e Domingos Sávio, com Pe. Natale Vitali Forti,SDB, Conselheiro Regional para a Região Cone Sul da Congregação Salesiana. O encontro iniciou com cada um dos presentes fazendo uma breve apresentação pessoal, e o Pe. Natale fez um resumo de como nasceu a sua vocação Salesiana/Cristã, ainda em Berlim, Alemanha. Na sequência, foi apresentado um breve vídeo sobre a Família Salesiana, onde foram apresentados os principais sinais que nos tornam reconhecíveis como Família Salesiana: A participação na vocação Salesiana, ou seja, a partilha de certos aspectos relevantes da experiência humana e carismática de Dom Bosco; A partilha do espírito, do método educativo, e do estilo missionário de Dom Bosco; A vida evangélica segundo o espírito Salesiano; Uma fraternidade ativa, que leva cada grupo a unir-se e a trabalhar em sinérgica sintonia com os outros grupos da Família Salesiana. Também foram apresentados os três pontos de força em que a Família Salesiana atua em seu multiforme serviço evangélico: Promoção humana; a Educação; e a Evangelização. Para todos, o objetivo prioritário da missão é o anúncio e o testemunho do evangelho. Após o término do vídeo, Pe. Natale ressaltou que atualmente existem 32 grupos da Família Salesiana e existem mais 15 grupos que já protocolaram o pedido de ingresso na Família Salesiana. Ressaltou também que, o próprio Dom Bosco fundou pessoalmente 4 grupos, 2 de religiosos, que são os Salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora, e 2 grupos de leigos, que são os Salesianos Cooperadores e a Associação de Maria Auxiliadora. Foi destacada a importância do serviço leigo na vida Salesiana, desde a época de Dom Bosco, que desde o início das atividades do oratório contava ao todo com 8 catequistas, o próprio Dom Bosco, Pe. José Cafasso, o teólogo Borelli, e mais 5 mulheres leigas, o que até causou problema com boa parte dos padres diocesanos, pois em 1845 isso era considerado um escândalo. A segunda obra Salesiana do mundo, o Oratório São Luis, em Turim, 1857, teve como primeiro diretor o Pe. Leonardo Murialdo, porém, em março de 1859, ele procurou Dom Bosco em Valdocco para informar que estaria se retirando da obra, pois havia recebido uma inspiração do Espírito Santo para fundar 2 congregações religiosas, dessa forma, com a saída de Pe. Murialdo, a providência divina inspirou Dom Bosco a colocar como Diretor do Oratório São Luis, um Salesiano Cooperador, que esteve a frente da obra por 3 anos, um leigo na Direção de uma obra religiosa. E depois, o terceiro diretor dessa mesma obra foi o Pe. Miguel Rúa, junto com Margherita Occhiena, mãe de Dom Bosco, uma leiga.

        Pe. Natale frisou que a vida do Salesiano Cooperador é, ates de tudo, uma vocação Cristã, dessa forma, a vida Salesiana é construída sobre a vida Cristã, assim, não pode existir um Salesiano Cooperador que não participa da Santa Missa, que não participa da comunidade Cristã, e que não segue os preceitos da Igreja, pois é uma vocação na Igreja e na Sociedade, mas, o Salesiano Cooperador não está obrigado a atuar pastoralmente somente em obras Salesianas, mas em qualquer paróquia, assim, para uma atuação mais eficaz, é necessária uma profunda e contínua formação, para que possa entender onde caminha a Igreja nesse momento, por isso, é fundamental o conhecimento da Evangelii Gaudium, do Documento nº 100 da CNBB e de muitos outros documentos da Igreja, e também os documentos Salesianos, como a Carta de Identidade da Família Salesiana, assim, o ideal é fazer dos encontros mensais dos Centros Locais, o momento de formação permanente.

          Para que seja garantida a existência, cada grupo da Família Salesiana tem que se preocupar constantemente em se renovar e se manter rejuvenescido, por isso, deve-se preocupar em convidar novas pessoas para o grupo dos Salesianos Cooperadores, principalmente investir no convite aos jovens, pois, se não for feito isso, o destino do grupo é a “morte”, e para isso, o ideal é trabalhar mais com a Articulação da Juventude Salesiana e demais grupos juvenis salesianos, investindo nos jovens que já têm uma formação Salesiana.

       Por fim, Pe. Natale ressaltou que os Salesianos Cooperadores têm que privilegiar o apostolado mais Salesiano de todos, o Oratório, priorizando em sua atuação as crianças, os adolescentes e os jovens, destinatários preferenciais do carisma de Dom Bosco, herdados por todos nós.

Pe. Natale Vitale (SDB) se encontra com Salesianos Cooperadores da Área do Pará

 

NATALE_IMG-20190901-WA0016.jpg

A visita do representante do Reitor-Mor,  Pe. Natale Vitali Forti,SDB, Conselheiro Regional para a Região Cone Sul da Congregação Salesiana com a Família Salesiana de Belém, se deu na Escola Salesiana do Trabalho no dia 28/08/2019 às 19h, e estavam presentes os Salesianos de Dom Bosco-SDB, Salesianos cooperadores-SSCC, Voluntárias de Dom Bosco-VDB, Damas Salesianas e ex-alunas - FMA. Foram justificadas pelo Pe. Gennaro Tessauro as ausências das Filhas de Maria Auxiliadora, que já haviam se reunido com ele e da Associação de Maria Auxiliadora- ADMA. O Pe. Gennaro fez a apresentação do P. Natale que ao se apresentar, pediu que os presentes se apresentassem, dizendo nome, a que grupo pertence e se tem alguma atividade educativo-pastorais. Após esse momento tomou a palavra destacando algumas orientações aos presentes: 1º Que devemos reunir a família Salesiana, juntar as forças. Reunir a consulta e trabalharmos mais juntos. Frisou de que o salesiano cooperador tem a missão na Igreja e na Sociedade, não necessariamente em grupo; 2° A formação é muito importante, precisamos conhecer e acompanhar a Igreja e, assim devemos conhecer os documentos da Igreja e citou alguns exemplos, como a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Santo Padre Papa Francisco, O documento final do Sínodo dos jovens intitulado “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”; os documentos da CNBB  doc. nº 100 e outros. Conhecer mais sobre salesianidade, e citou  A carta de identidade da Família Salesiana - FS e muitos outros. Afirmou sermos, hoje 32 grupos da FS; 3º e por último nos falou de que é necessário fazermos a proposta da nossa vocação, convidar as pessoas e, disse que o grupo que mais tem crescido são as ADMAS. Devemos trabalhar juntos com a AJS. Finalizou dizendo que Dom Bosco foi audacioso, pois trabalhava com catequistas mulheres, que na época não era bem aceito, e com leigos, os salesianos externos, por isso o chamaram de louco. Deixou em aberto para algumas perguntas e ao final agradeceu a presença de todos. Sem mais a declarar, finalizo o presente registro. Agradecemos a presença do Pe. Natale entre nós. E ao término um belo lanche.

A Associação dos Salesianos Cooperadores dos Centros Locais P. Lourenço Bertolusso e Madre Mazzarello recebem novos membros

 

SSCC-centroBelemPromessa2019.jpg

Seis novas Salesianas Cooperadoras realizaram a PROMESSA como resposta ao chamado de Deus a vocação, na sexta-feira, dia 16 de Agosto de 2019, as 19 h na capela da Escola Salesiana do Trabalho, com a presença da coordenadora provincial Luciana Reis. A celebração foi presidida pelo P. Josué Nascimento-SDB com presença significativa, dos salesianos cooperadores dos dois centros locais, familiares e amigos. As novas integrantes da família farão parte dos Centros Locais Belém e Madre Mazzarello, em Belém e Salinas, respectivamente. Ana Cecília, Ana Deolinda, Soraya e Solange prometem engrossar as fileiras do voluntariado a serviço dos jovens e das classes populares, depois de dois anos e meio de estudo e discernimento da vocação da terceira instituição mais antiga Salesiana. Para as neo promessadas o momento foi único, e fruto de muito estudo. Veremos o que cada uma escreveu sobre os sentimentos e expressos por esse compromisso.

Salesianos Cooperadores de Manaus elegem novo Conselho Provincial

Foram três dias de encontro no qual os Salesianos Cooperadores que estão nas equipes de Coordenação (Conselhos Locais) refletiram sobre a organização da Associação no nível de Província, estudaram documentos que norteiam suas ações como vocação leiga e terceiro ramo da Família Espiritual fundada por Dom Bosco, a Família Salesiana. Também foi compromisso do Congresso Provincial a eleição dos dirigentes que deverão estar àelho frente da Associação na Província de Manaus no próximo triênio. Esteve também presente ao Congresso, a Salesiana Cooperadora e Conselheira Mundial do Brasil, Alzira Marães, da Província Campo Grande.

O Conselho Provincial anterior teve como representantes: Darlene dos Reis G.Souza-Coordenadora(Belem-Pa), Agostinho Benvindo Queiroz Filho-Administrador(Manaus-AM), Graziela Gonçalves-Encarregada da Formação(Porto Velho-RO) e Tânia Maria Jacó de Araujo-Secretária(Belém-PA), esta sendo reeleita para ainda permanecer no novo Conselho eleito.

 

E para este serviço de animação pastoral foram eleitas quatro representantes:

​Luciana Reis Cruz (Coordenadora) –  Manaus ;
Raimunda Ripardo Maciel  (Secretaria) –  Manaus ;
Tânia Maria Jacó Lima de Araujo  (Encarregada da Formação) –  Belém ;
Merevalda Campos Cruz (Administradora)- Porto Velho.

Também fazem parte da composição do referido Conselho Provincial , o Pe Gennaro Tesauro, SDB e Ir.Sebastiana Oneide de Melo  (FMA), estes que são indicados pelos seus respectivos Inspetor e Inspetora, para acompanhar os Salesianos Cooperadores no serviço pastoral como Delegado e Delegada Provincial, mantendo, assim, a unidade entre os três ramos da Família Salesiana que atuam sob o mesmo carisma de seu fundador são João Bosco.

Centro Local Madre Mazzarello, em Salinópolis, no Pará

tem novos Salesianos Cooperadores

Salinas_Promessas_2019.jpg

No dia 26 de janeiro de 2019, no Centro Social Dom Bosco, das Filhas de Maria Auxiliadora-FMA, sete aspirantes à vocação de Salesiano Cooperador, do Centro Local Madre Mazzarello, em Salinópolis, município do estado do Pará, proferiram a PROMESSA diante da comunidade presente na missa  celebrada pelo Pe. Daniel Cunha, salesiano de Dom Bosco-SDB, .

bottom of page